segunda-feira, 12 de maio de 2008

Perdas e Ganhos

O que é ser responsável? O que representa ser um adulto bem sucedido e estruturado? O causa orgulho nos que nos cercam?


Até a maioridade só temos a ganhar, ensinamentos, lições de vida e de moral, presentes, carinho, amores e paixões por diversas coisas e pessoas. Bem, é lógico que há pessoas menos privilegiadas, mas acredito que boa parte das pessoas acumulam muitos ganhos na infância e adolescência, e também como saberiam se ganharam menos ou mais, sem conhecer o limite dos ganhos.


Eu mesmo cresci sem saber realmente o quanto éramos pobres, pois meu pai sempre se esforçou para que isso não nos atingisse.


E além disso, mais do que jogos e brinquedos caros, eles nos deram valores e educação suficiente para sermos mais do que eles puderam ser em sua época. Eu tinha um professor, Ricardo "Camarão", que sempre enfatizava isso, a obrigação dos filhos serem e terem mais do que seus pais tiveram.



Mas a impressão que eu tenho hoje, sendo adulto, responsável, pagador de minhas dívidas e blá blá blá, é de ter mais perdas do que ganhos. Impostos, aluguéis, consórcios, prestações diversas, parece que nunca tem fim, uma corrida desenfreada e louca.



Alguns arriscam o pouco que tem na Mega-Sena ou no jogo de bicho mais próximo, tentando de alguma forma manter as esperanças em uma mudança radical.



O certo é que precisamos continuar, valorizar o que ganhamos e fazer com que as perdas sejam ao menos controladas.



"É que eu preciso dizer que eu te amo

Te ganhar ou perder sem engano

É, eu preciso dizer que eu te amo, tanto"

(Dé/Bebel Gilberto/Cazuza)

Nenhum comentário: